quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A história do Salto Alto

Olhando esses lindos pares de sapatos da Mentha Pimentha que postei na segunda-feira, lembrei há aguns anos tinha esboçado uma curiosidade contando a história do salto alto. Decidi resgatar esse texto e colocar aqui no Lips! para vocês, caras leitoras, entenderem o por que gostamos tanto assim deles.

A história

Nas sociedades primitivas os homens prestavam homenagens cantando e dançando para suas mulheres. Entre essas festividades elas eram colocadas sobre pedestais de pedra de quase dois metros de altura. A intenção era fazer com que elas ficassem acima da altura média dos homens, como forma de prestigiar e agradecer a importância e superioridade feminina.

Com o tempo as mulheres passaram a reclamar do fato de terem que ficar paradas sobre os altíssimos pedestais durante as festividades. Então eles foram diminuindo gradativamente e passaram a ser amarrados nos pés. E mais tarde esses pedestais começaram a ser feitos de madeira e, cada vez mais, foram ficando mais baixos.

O pedestal foi se transformando num sapato com um salto que elevava a mulher simbolicamente. Por isso temos a sensação de estarmos ‘mais poderosas’ quando estamos em cima de um salto.

Mas importante é lembrar que usar saltos excessivamente pode trazer danos à sua saúde. A menos que você siga essas dicas da revista Nova.

bjos
Leiliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário